Nº1 Nacional em partilhar a Linguagem Corporal para todos.

Linguagem Corporal no Futebol


futebol.jpg
 No futebol existe uma “linguagem escondida” que os jogadores, treinadores e maior parte dos intervenientes usam; a Linguagem Corporal.
Normalmente durante o jogo, o jogador não pergunta ou indica as suas intenções de uma forma verbal, “Posso passar-te a bola?”; “Desmarca-te!”; “Vou passar a bola para a direita!”; “Vou fintar!”, ele fá-lo através de gestos, movimentos e/ou expressões faciais.
Grande parte da linguagem do futebol faz-se de uma forma não-verbal e saber ler Linguagem Corporal é como aproximar-se de uma leitura de pensamentos dos adversários ou companheiros.
Os jogadores excelentes dominam esta linguagem e são muito intuitivos a emitir e a captar as “pistas não-verbais”, usam-na para dissimular estratégias, como fintas, desmarcações ou passes. Também a usam para antecipar as estratégias do adversário de dissimulação, prever a finta antes de “cortar” a bola ao adversário, adivinhar o lado de marcação de uma grande penalidade, para onde irá ser passada a bola, perceber qual a desmarcação do adversário, …
futebol2.jpg
 Estudos confirmam que a linguagem corporal influencia o comportamento do jogador antes e durante jogo. O jogador que, antes e durante o jogo opte por posturas de confiança (peito para fora, ombros levantados, cabeça levantada) irá melhorar o desempenho e rendimento durante o jogo. As posturas de confiança fazem aumentar os níveis de testosterona que ajudam a o atleta ter mais energia e confiança e a diminuir os níveis de cortisol minimizando a tensão e o stress.
Sabia que! O jogador que marca a grande penalidade que exiba uma postura submissa (cabeça baixa, peito encolhido e ombros descaídos) vai de uma forma subconsciente fazer com que a confiança de um Guarda-redes aumente, criando uma maior crença de uma possível defesa.
Existem sinais não-verbais muito simples de observar que ajudam a forma como o jogador interage com os companheiros de equipa ou adversários, antes e durante um jogo.
  • O jogador levanta as sobrancelhas pelo menos duas vezes em direção a um companheiro/a de equipa é o mesmo que dizer ”Prepara-te!“ e como adversário devemos perceber que alguma coisa vai acontecer e assim antecipar.
Cristiano-Ronaldo.jpg
  •  O adversário levanta o queixo, é um sinal de alerta, devemos ter atenção ao local para onde o seu queixo aponta.
tronco 5555.jpg
  • O ângulo do tronco ajuda a adivinhar para onde o jogador irá passar ou atirar a bola. Antes de passar ou atirar a bola o jogador inclina o tronco para o local onde irá passar ou atirar a bola, tanto que os bons jogadores usam um movimento “truque” para enganar o adversário, apontando a cara para um lado e passam a bola para outro. O tronco não engana.
messi.jpg

  •  Um defesa, em vez de olhar para cara do adversário deve olhar para a direção dos pés. Para onde apontam os pés é para onde o adversário se irá dirigir.
Estes são alguns dos sinais de Linguagem Corporal que um jogador pode usar durante o jogo sem atrapalhar a performance técnica.
Quanto melhor um jogador dominar de uma forma consciente a linguagem corporal, maior será o poder de antecipação, logo melhor o seu rendimento e eficácia.

Um Abraço Amigo, 
Alexandre MonteiroEspecialista em Comportamento Humano | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos