A autoridade na sala de aula depende da habilidade do/a Professor/a em transmitir liderança, autoridade e respeito os alunos.
Um bom professor combina a comunicação verbal e não verbal para estabelecer
Liderança, Autoridade e Respeito
por parte dos alunos.
Deve evitar:
- Postura curvada e encolhida
- Ombros encolhidos
- Aparência descuidada
- Aparentar cansaço e estar vulnerável
- Estar sempre sentado
- Falar atrás da secretária
- Falar para o quadro
- Cruzar braços, mãos nos bolsos, tiques de nervosos.
- Gritar
- Falar ao telemóvel
Desde o início tem "Liderar" a sala de aula.Cumprimente os alunos à porta em voz ligeiramente alta, clara e optimista.
A falta de confiança é uma bandeira vermelha para os alunos.
Como aumentar a imagem de Liderança, Autoridade e Respeito:
- Fale com os alunos com braços e pernas descruzadas, em pé- revela segurança.
- Olhar olhos nos olhos mas não encarar- revela empatia e confiança.
- Caminhe pela sala- revela ausência de medo, domínio.
- Quando se dirigir a um aluno incline-se ligeiramente para a frente, revela interesse.
- Quando estiver ansioso, nervoso ou desconfortável coloque a mão no queixo, dá uma imagem de sábio e confiante
- Se estiver a "dar uma ordem" ou a repreender fale com as palmas das mãos para baixo
- Se quiser a cooperação dos alunos fale com as palmas das mãos para cima.
- Sorria- confiança.
Em caso de Emergência!
Se um aluno o/a encarar, coloque as mãos na cintura e levante ligeiramente o queixo e indique de uma forma calma (quanta possível), as consequências do comportamento dele/a.
Abraço amigo,
.