Para que servem os treinos de auto defesa, de tiro ou outros, senão percebe que está em perigo?
As forças de segurança pública como a P.S.P. ou a G.N.R., devem estar preparadas para saber ler e interpretar linguagem corporal e ainda identificar possíveis riscos, ou identificar aqueles que demonstram comportamentos de ameaça e assim protegerem-se. O reconhecimento de padrões de comportamento, ou a detecção de comportamentos, através da leitura de sinais simples, pode fornecer ao agente informação útil de forma a ganhar o poder da antecipação e salvar a sua vida.
Costumo dizer nos treinos de forças de segurança:
"Saber ler Linguagem Corporal é como um colete à prova de bala, pode nunca ser necessário, mas se for irá salvar-lhe a vida!"
Existem muitos sinais simples de alerta, no entanto,vou referenciar os 3 sinais não-verbais mais importantes que podem ser lidas como sinais de ansiedade, stress ou como sinais de perigo. quando a pessoa se encontra à frente de um agente de autoridade.
Queixo levantado, revela superioridade moral.
Mãos nas ancas, revela desafio.
Arregaçar mangas, está prepara-se para ação.
Mãos escondidas, debaixo da mesa ou nos bolsos, esconde algo.
Considere sempre a hipótese de estar frio ou de conforto.
Agitado e irrequieto, faz perguntas ou afirmações como: "Estou preso?"; "Vou perder o trabalho e não vou conseguir sustentar os meus filhos!"
Estas afirmações são as chamadas cortinas de fumo, servem para o confundir. A maioria das pessoas não quer os filhos envolvidos na interação, é um sinal de elevada agitação e ansiedade.
Punho fechado, agressividade contida.
Estes sinais alerta não confirmam que vai haver ataque, servem em primeiro lugar para o alertar da maior probabilidade que o mesmo aconteça.
Alexandre Monteiro
Especialista em Decifrar Pessoas | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos